Várzea Nova =Ação da Codevasf estrutura comunidades rurais de agricultores familiares no Norte baiano

Produtores familiares de uma comunidade rural no município de Várzea Nova, no Norte da Bahia, estão sendo estruturados pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) para produção e beneficiamento de suas lavouras. Eles acabam de ser equipados com trator, grade aradora, niveladora, carreta, sulcador leve e roçadeira hidráulica. O investimento é de cerca de R$ 117 mil, recursos do Orçamento Geral da União destinados à Codevasf por meio de emenda parlamentar.

 Ação da Codevasf estrutura comunidades rurais de agricultores familiares no Norte baiano

A ação deve estimular o aumento da produção da Associação de Pequenos Produtores da Fazenda Baixinha, que conta atualmente com 40 sócios. Eles produzem milho, feijão, mamona, melancia e, principalmente, sisal, planta usada para fins comerciais na confecção de tapetes decorativos, remédios, biofertilizantes, ração animal, adubo orgânico e sacarias, produção de tequila, entre outros produtos que têm favorecido a economia local e aumentado a renda dos produtores.

“Esses equipamentos vão ajudar bastante os nossos cultivos. Antes, a gente plantava sem arar as terras, o que prejudicava a nossa produção. Além disso, com a chegada desses maquinários, tenho certeza que novos sócios serão atraídos para fazer parte da nossa associação”, declara o presidente da entidade, Ângelo Carlos Rodrigues.

Fortalecimento da economia

Outra comunidade beneficiada foi a Associação Comunitária do Povoado de Xingozinho, situada em Paulo Afonso, Norte da Bahia. Eles foram estruturados para produzir em suas lavouras com uma carreta agrícola, uma carreta tanque, uma grade aradora, uma niveladora e uma roçadeira hidráulica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *