Soja: plantio da safra 2017/18 atinge 84% da área no Brasil

O plantio da safra de soja 2017/18 do Brasil atingiu 84% da área total estimada na quinta-feira (23), apontou levantamento da consultoria AgRural divulgado nesta sexta-feira, 24. O número representa avanço de 11 pontos em uma semana, supera os 83% de um ano atrás e é maior que os 79% da média de cinco anos.

Os trabalhos de campo já estão perto do fim em Mato Grosso do Sul (99%), Paraná (96%) e Mato Grosso (96%). Em Goiás, 90% da área está semeada. “De um modo geral, o plantio avança sem maiores percalços e as lavouras se desenvolvem bem em todo o País”, disse a AgRural. Segundo a consultoria, a redução das chuvas no Matopiba e as temperaturas mais baixas no Sul do País não chegam a comprometer o ritmo da semeadura nem o potencial produtivo das lavouras.

No Sul, o plantio chegou a 96% no Paraná, 88% em Santa Catarina e 71% no Rio Grande do Sul. No Matopiba, 58% da área está plantada no Maranhão, 45% no Tocantins, 31% no Piauí e 65% na Bahia.

O plantio das culturas de inverno iniciou no Paraná e a expectativa é que o volume de produção possa atingir até 4,2 milhões de toneladas de grãos, quase o dobro da safra passada. No Estado, o plantio de trigo é o carro-chefe das lavouras de inverno, cuja área plantada está aumentando 23% e se as condições de clima forem favoráveis será colhida a maior safra já vista no Estado. A previsão de safra, incluindo as lavouras de inverno, foi divulgada nesta quinta-feira (27) pelo Departamento de Economia Rural, da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento.

Foto: Divulgação/FAEP (Crédito: AprosojaGO)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *