Seminário sobre fitossanidade a ser realizado Hoje marca retomada dos eventos presenciais na Abapa

Com a presença de renomados especialistas em fitossanidade e legislação na cotonicultura, a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) promove, nesta quarta-feira, 20 de outubro, o Seminário Abapa – Manejos e desafios da cultura do algodoeiro. O evento será realizado, a partir das 8h30, no Auditório do Centro Treinamento Abapa, em Luís Eduardo Magalhães, e marca a retomada do calendário de eventos presenciais, suspensos desde março de 2020, por causa da pandemia da Covid-19. Para os que não podem comparecer presencialmente, a entidade vai transmitir a programação ao vivo, pela internet, através da plataforma ZOOM.

Para o presidente da Abapa, Luiz Carlos Bergamaschi, o Seminário acontece num momento crucial, em que os produtores se preparam para começar o plantio, dentro de, aproximadamente, 30 dias, no Oeste da Bahia. “Quando termina o vazio sanitário é preciso já ter concluído todos os procedimentos de destruição e limpeza dos restos culturais da safra anterior para começar o novo ciclo ‘do zero’, com as medidas profiláticas necessárias para evitar a pressão do bicudo-do-algodoeiro”, afirma.

Bergamaschi também enfatiza o aspecto legal do Seminário, diante das mudanças da lei, com a publicação da Portaria de número 067, publicada pela Adab. O texto considera Plantas com Risco Fitossanitário as tigueras acima do estádio V3 e soqueiras com mais de quatro folhas por broto ou presença de estruturas reprodutivas. Antes da portaria 067, toda e qualquer planta viva encontrada durante o período de Vazio Sanitário representava uma infração. “O setor reivindicou, com base numa Nota Técnica produzida em conjunto pela Embrapa e pela Fundação Bahia, uma mudança deste conceito, e por isso este seminário é muito importante, para entender a aplicação da nova lei”, finaliza o presidente.  

Para participar do evento virtualmente, acesse:https://us06web.zoom.us/j/84640649419?pwd=M0lvbE95SEk2K0hyQ24yV2dWNmRXdz09#success

19.10.2021

Imprensa Abapa

Catarina Guedes – Assessora de Imprensa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *