Seminário de Agronomia da FASB aborda conduta do profissional no preenchimento do Receituário Agronômico

O 5° Seminário de Agronomia da Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB), realizado na última quarta-feira (14), na Unidade de Serviços da instituição, levou aos acadêmicos palestras sobre “Receituário Agronômico” e Ética Profissional. Na palestra de abertura, Nailton Almeida, fiscal agropecuário da ADAB, explicou os critérios para preenchimento do documento utilizado pelo agrônomo para orientar o uso racional de agrotóxicos – e os procedimentos que devem ser seguidos por profissionais antes de receitar qualquer produto.

A importância do receituário, em relação aos impactos ambientais, foi o tema da segunda palestra, conduzida pelo químico Enoc Lima, que discorreu sobre a importância de repassar para os estudantes as alternativas para combater pragas. Segundo o palestrante, “o controle químico deve ser adotado observando as normas de segurança e apenas quando não houver condições de aplicar o controle biológico”.

A acadêmica Heloísia Portela, do 7º semestre de Agronomia da FASB, destacou a relevância do Seminário. “Ver o profissional responsável pela fiscalização orientando sobre os perigos que vamos enfrentar no mercado de trabalho nos serve de alerta e nos prepara para utilizar as práticas dentro das normas técnicas. Não devemos colocar nossa profissão em risco”, salienta.

Túlio Marles, também estudante de Agronomia da FASB, elogiou a escolha do tema: “Não há muita discussão aprofundada sobre o tema receituário agronômico. Isso agrega muito valor ao seminário”, disse.  Durante a palestras foram abordadas ainda questões como responsabilidade penal dos profissionais da Agronomia, Conduta ética, e as leis que tratam da produção, venda, armazenamento, comércio e uso de agrotóxicos.

Para completar a programação do evento, o engenheiro agrônomo Genildo Ribeiro dos Santos, professor da disciplina Fitopatologia da FASB, palestrou sobre fiscalização e orientações práticas no preenchimento do Receituário Agronômico. Ao longo do evento, os acadêmicos também tiveram a oportunidade de apresentar os trabalhos científicos produzidos ao longo do curso.

 

Araticum

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *