Secretaria Municipal de Saúde realiza primeira reunião da Mesa de Negociação Permanente com entidades ligadas à saúde no município

Com o objetivo de firmar um equilíbrio nas decisões que possam democratizar as relações de trabalho na saúde, instituindo processos de negociação de caráter permanente para tratar conflitos e demandas decorrentes das relações de trabalho, a Secretaria Municipal de Saúde realizou na tarde dessa quarta-feira (05) a primeira reunião da Mesa de Negociação Permanente com representantes do Sindicato dos Servidores Públicos de Barreiras – SINDSEMB, Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias da Região Oeste da Bahia – SINDACS, coordenadores e diretores da Secretaria.

A reunião aconteceu no gabinete do secretário e contou com a presença do titular da pasta Anderson Vian, da subsecretária Larissa Barbosa, assessora especial, Maria Messias Furtado, da diretora administrativa do Hospital Municipal Eurico Dutra, Helena Luísa Lyrio, da coordenadora de enfermagem Elionete Gomes, da coordenadora da Unidade de Pronto Atendimento – UPA, Jamile Rodrigues, coordenador de enfermagem do Hospital da Mulher, Emerson Souza, do presidente interino do SINDSEMB,  Meyrelys Rodrigues e dos diretores do SINDACS, Veridiano Vieira e Carla Ribeiro.

O estreitamento do diálogo foi voltado para as práticas de trabalho no intuito de melhorar o atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde – SUS no município, como também, discutir a qualidade do inter-relacionamento entre a gestão, trabalhador e o usuário. De acordo com o secretário municipal de saúde, essa reunião era um desejo da gestão do prefeito Zito Barbosa e ressaltou a importância dessa iniciativa junto aos colaboradores.

“De forma inédita, realizamos a primeira Mesa de Negociação Permanente com os principais seguimentos envolvidos no atendimento do SUS. Essa com certeza é uma oportunidade ímpar para debater todas as ações que são realizadas na saúde do município, a mesa de reuniões possibilita o fortalecimento das relações entre os segmentos que trabalham na saúde e permite compartilhar as decisões e responsabilidades na condução da política municipal de saúde de forma colegiada e transparente”, disse Anderson Vian.

Para Meyrelys Rodrigues, presidente interino do SINDSEMB, essa reunião foi de extrema importância para o trabalho conjunto do Sindicado com a Secretaria de Saúde. “É muito importante esse canal de comunicação, momento oportuno para a troca de novas ideias. Essa é a primeira vez que temos essa abertura de diálogo com a Secretaria de Saúde, aproveitamos para ressaltar algumas situações de trabalho e já vamos nos reunir com os servidores para divulgar o que foi abordado nessa primeira reunião”, destacou.

Diversos assuntos foram explanados nessa primeira reunião, dentre eles as escalas dos profissionais, qualidade do atendimento aos usuários, a nova rotina de trabalho no Hospital Eurico Dutra, UPA e o Centro de Saúde da Criança Emilly Raquel que será elevado à condição Unidade Básica de Saúde.

“Parabenizamos toda equipe da Secretaria de Saúde pela iniciativa de inserir os Sindicatos nos assuntos que contribuem na construção da saúde em nosso município. Essa é a primeira vez que somos convidados para falar de assuntos pertinentes para os servidores e a população, foi muito gratificante, aproveitamos a oportunidade e sugerimos a participação de outras entidades que interagem com a saúde de Barreiras, como a Câmara de Vereadores e outros componentes do Conselho Municipal de Saúde”, falou Veridiano Vieira, diretor do SINDACS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *