Secretaria de Saúde de Barreiras vacina os servidores do SAMU contra a Covid-19 e realiza capacitação em Suporte Básico de Vida para os socorristas

A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Saúde, preparou a primeira capacitação 2021 para toda equipe do SAMU 192, dando continuidade a grade de treinamento em Suporte Básico de Vida (SBV) para os socorristas do serviço. O treinamento ocorreu durante o sábado (23), na base do SAMU com instruções e orientações do enfermeiro Flávio Ricardo Neves.

Antes da capacitação, os 37 servidores foram imunizados com a vacina Coronavac pela equipe da Coordenação do Programa de Imunização – COPIM. A coordenadora da Base Barreiras do SAMU 192, Kallynka Soledade, salientou a importância da vacinação dos profissionais.

“Diariamente convivemos com o risco da Covid-19, mesmo utilizando todos os EPIs necessários aos cuidados, manejo e transporte de pacientes com suspeita ou confirmados para Covid-19, seguindo as recomendações e protocolos do Ministério da Saúde, com a imunização a nossa equipe estará mais protegida”, disse a coordenadora.

Em 2020, as capacitações focaram nos temas relacionados à proteção individual e o manejo de pacientes confirmados em estado moderado ou grave, além de casos suspeitos de Covid-19. Neste mês de janeiro, às técnicas detalhadas de SBV voltam a ser discutidas nos encontros mensais, e nesta primeira etapa, o enfermeiro Flávio apresentou o conjunto de técnicas essenciais no atendimento emergencial a uma vítima em potencial parada cardiorrespiratória. Colocando em prática uma chance real de sobrevida a mesma, até o atendimento hospitalar.

“Com essas capacitações mensais teremos oportunidade de fazer passo a passo todos os procedimentos de SBV, abrangendo a desobstrução das vias aéreas, ventilação e circulação artificial. O acesso precoce ao serviço de emergência, o atendimento avançado e a desfibrilação precoce são acrescentados a essas manobras com aulas teóricas e práticas”, finalizou o enfermeiro Flávio.  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *