Secretaria de Saúde de Barreiras realiza mais uma ação de intensificação ao combate à Covid-19, no bairro Morada da Lua de Cima

Com uma luta diária focada em planejamento e dedicação das equipes de saúde, a Prefeitura de Barreiras por meio da Secretaria de Saúde, têm levado aos bairros estratégias positivas e medidas sanitárias para diminuir a incidência de contaminação por Covid-19. As ações sequenciadas já visitaram Barreirinhas, seguido do bairro Santa Luzia e desta vez, quem recebeu as equipes de profissionais de saúde, fiscalização e higienização urbana foi o bairro Morada da Lua de Cima.

A primeira etapa nesta manhã de sexta-feira (17) foi à higienização sanitária da Praça da Igreja Santa Cruz e ruas principais, que receberam pulverização de uma solução à base de hipoclorito de sódio, detergentes e desinfetantes. Logo após, as equipes saíram em caminhada pelas ruas do bairro reunindo técnicos da secretaria, Atenção Básica e agentes comunitários de saúde, que de casa em casa, entregavam panfletos educativos e máscaras de tecido, chamando atenção para a importância do uso de máscara, higiene das mãos, permanência em casa, e, além disso, evitar aglomeração e reuniões comemorativas com a presença acima de 10 pessoas.

Na Rua Ruy Barbosa, a jovem Larissa foi abordada totalmente desprevenida, retornando para casa após esquecer a máscara. “Eu fui ao mercado, e sai rapidamente e esqueci da máscara. Estava retornando porque sei, que precisamos ajudar nessa luta contra o coronavírus, e infelizmente temos muitos casos aqui no bairro”, disse. Outro exemplo foi do estudante João Pedro de 08 anos, que estava brincando na rua sem máscara, mas ganhou uma nova e higienizada da equipe de saúde.

A ação educativa e de fiscalização nos estabelecimentos comerciais se estendeu por todo o bairro. Na Unidade de Saúde Crispiniana Ferreira de Souza, os moradores receberam máscaras e conversaram com as equipes, a dona de casa Joselita tirou dúvidas e elogiou a ação. “Temos dúvidas e fico com medo, porque já tenho 65 anos. Mas estou seguindo todas as recomendações, usando máscara, higienizando as mãos e os alimentos, e não recebo visita”, garantiu a moradora.

De acordo com o secretário de saúde, Anderson Vian, todos os bairros com incidência de casos positivos receberão as ações intensificadoras de higienização, educativas e distribuição de máscaras, além de fiscalização no comércio sobre as normas já estabelecidas em decretos municipais.

“A primeira ação aconteceu em Barreirinhas, depois visitamos o Santa Luzia, e hoje nossas equipes levaram essa ação intensificadora para alertar a população sobre os casos da Covid-19, e no bairro Morada da Lua de Cima tem sido crescente o número de pessoas contaminadas, por esse motivo estamos ampliando as ações e contamos com a colaboração dos moradores e comerciantes.

Nossos profissionais estão realizando a higienização das praças e ruas, promovendo um diálogo educativo com os moradores e entregando máscaras, porque precisamos de um esforço coletivo para combater a proliferação do vírus. Temos o novo decreto mais restritivo, precisamos que a população seja solidária e consciente nesse período, use a máscara, evite sair de casa e aglomerar em ruas, casa e fazer reuniões. Somente assim, pensando em todos, poderemos vencer essa pandemia”, salientou o secretário Anderson.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *