Secretaria de Saúde de Barreiras e UFOB esclarecem sobre a realização de exames no Laboratório de Agentes Infecciosos e Vetores

O Laboratório de Agentes Infecciosos e Vetores (LAIVE) montado na última segunda-feira (11) no Campus Reitor Edgar Santos, da Universidade Federal do Oeste da Bahia – UFOB, está sendo a central para o diagnóstico da doença Covid-19 causada pelo novo coronavírus, no Oeste da Bahia. Conforme o secretário de saúde de Barreiras, Anderson Vian, o Laboratório não realiza as coletas de material no local, a concentração do recebimento dessas amostras continua sendo realizada pelo Núcleo Regional de Saúde do Oeste (NRS 11), através da Vigilância Epidemiológica. O órgão responsável envia as amostras conforme as prioridades estabelecidas pelos órgãos sanitários.

A UFOB emitiu na tarde desta sexta-feira (15) uma nota reforçando a comunidade do Oeste, em especial de Barreiras, que o LAIVE não realiza exames, mas sim, analisa as amostras que são encaminhadas de segunda a sexta-feira pelo NRS 11. Após o recebimento, o resultado estará disponível em até 72h.

A Secretaria de Saúde de Barreiras também esclarece que as pessoas com sintomas leves da doença devem procurar as unidades de saúde para avaliação, os casos moderados devem procurar o Pronto Atendimento Coronavírus, no Hospital Municipal Eurico Dutra. “Desde o início do funcionamento do Laboratório, a UFOB tem recebido muitas pessoas solicitando a realização de exames para diagnosticar Covid-19, esse procedimento não é realizado pela Universidade, os pacientes devem procurar as unidades de saúde quando os sintomas são leves, uma vez que também são característicos da gripe, e os moderados à grave devem procurar o Pronto-atendimento no Eurico Dutra, lá é realizada a coleta e encaminhada ao Laboratório para análise. A Prefeitura também disponibiliza para a população a Central de Informações para sanar dúvidas sobre a doença, através dos telefones: 3613-9250 e 9 9956-9834 (WhatsApp)”, destacou Anderson Vian.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *