Secretaria de Saúde de Barreiras adquire aparelho que avalia vitalidade fetal nas gestantes e garante mais agilidade e eficácia nos exames oferecidos

A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Saúde, investiu em um novo e moderno aparelho de cardiotocografia. O equipamento foi adquirido por meio de recursos próprios da Prefeitura, dentro do Programa Saúde Humanizada Integrada e Inovadora e será utilizado no atendimento às gestantes como método de avaliação das reais condições do bebê ainda no período gestacional.

Segundo a coordenadora do Hospital da Mulher, Patrícia de Assis, com esse aparelho é possível analisar a frequência cardíaca, os movimentos do bebê e a presença e duração de contrações do útero. “Durante o exame, eletrodos são colocados na barriga das gestantes durante 20 minutos para testar a vitalidade da criança. Por meio dele, é possível monitorar os batimentos cardíacos do feto e avaliar o seu bem-estar, bem como monitora os movimentos fetais e a oxigenação do bebê, sendo útil para prevenir e diagnosticar o sofrimento fetal, que é uma situação em que o bebê não recebe quantidades suficientes de oxigênio durante a gestação ou parto”, explicou.

Ainda segundo a coordenadora, “A aquisição desse equipamento evidencia  a preocupação da Gestão Municipal em ofertar um atendimento de qualidade e humanizado às  gestantes, a equipe está muito feliz em vivenciar esse momento”, finalizou.

Na tarde desta sexta-feira (29), enfermeiros e equipe técnica que irão manusear o equipamento receberam instruções de como utilizá-lo. As gestantes que são atendidas no Hospital da Mulher já podem contar com esse aparelho que já está disponível para o uso. Para o secretário de saúde do município, os investimentos têm sido constantes para proporcionar a população cada vez melhores serviços de saúde. “A determinação do prefeito Zito Barbosa em cuidar cada vez mais das pessoas e da saúde em nosso município é notória, por isso seguimos ampliando as estruturas de saúde e também investindo em equipamentos modernos que garantam cada vez mais uma prestação de serviços de saúde humanizado para nossa população” destacou Melchisedec Neves.  

Dircom/PMB 29.10.2021

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.