SEAGRI faz entrega de tanque de resfriamento de leite a produtores rurais de Jequié

A instalação do primeiro tanque de resfriamento de leite, com capacidade de armazenamento de 2.000 litros por dia. A Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Agricultura, Irrigação e Meio Ambiente, solicitou à Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (SEAGRI), apoio para incentivar a cadeia do leite produzido pelos pequenos produtores rurais. A entrega do equipamento ocorreu na ultima terça-feira, (17), na Associação Comunitária dos Moradores e Produtores de Florestal, que tem como presidente Pedro Braga Silva. Com a instalação do tanque, cerca de 80 pequenos produtores de leite da localidade serão beneficiados. Estiveram presentes, na ocasião, o secretário de Agricultura, Adilson Miranda, acompanhado de técnicos da secretaria, além de produtores rurais.

“A instalação desta unidade de resfriamento irá atender à demanda do laticínio de pasteurização de leite, com o intuito de ajudar a garantir mais qualidade ao leite que, assim, poderá ficar estocado. A instalação do tanque de uso coletivo na comunidade também permite aumentar a renda dos agricultores.”, afirmou o secretário de Agricultura de Jequié, Adilson Miranda.

O resfriamento adequado do leite é uma exigência da Instrução Normativa 51 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que trata de requisitos para a produção e comercialização do leite in natura.

aa

“O intuito é dinamizar e fortalecer a cadeia produtiva do leite na região de Florestal. Agora, com este importante equipamento as famílias que produzem leite na região do distrito terão a fomentação de sua produção, podendo atingir novos mercados com a garantia de um produto mais qualificado, agregando valor na hora da comercialização, aumentando, assim, a renda. O mais importante de tudo isso é a abertura das possibilidades comerciais que os pequenos produtores passarão a ter, a partir de agora.”, relatou o prefeito de Jequié, Sérgio da Gameleira.

Fonte: PMJ

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *