PROJETO PILOTO PARA DESTINAÇÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS DOS MUNICÍPIOS DA UMOB È APRESENTADO

A reunião itinerante da União dos Municípios do Oeste Baiano (Umob), Consórcio Intermunicipal Multifinalitário dos Municípios do Oeste da Bahia (Consid) e Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS) que aconteceu na quinta-feira (8/6) em Riachão das Neves apresentou para os presentes informações sobre a destinação dos resíduos sólidos, conforme a exigência da legislação. A ideia de estudar uma solução conjunta ganhou força, com as exposições referentes à gestão associada.
Para o presidente do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário dos Municípios do Oeste da Bahia (Consid) e prefeito de Formosa do Rio Preto, Termosires Neto, é preciso partir para uma ação concreta. A sugestão é elaborar e executar um projeto piloto que envolva, a princípio, alguns municípios e servir como base para futuras ampliações ou desdobramentos. “Poderíamos implantar uma unidade de gerenciamento de resíduos sólidos no Entrocamento para atender a Formosa, Santa Rita, Riachão e Mansidão. Vamos amadurecer a ideia, ainda há muito para debater e alinhar, mas pode ser uma alternativa viável firmar esse consórcio para suprir uma necessidade que é comum”, sugeriu Termosires.
Alguns representantes de empresas apresentaram as suas tecnologias para armazenamento e tratamento de resíduos sólidos. A superintendente do Meio Ambiente da Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob), professora Janes Lavoratti, disse que as universidades da região podem contribuir muito com conhecimento e projetos.
O encontro foi conduzido pelo presidente a Umob, Miguel Crisóstomo, prefeito de Riachão das Neves e registrou a presença de prefeitos ou seus representantes, secretários municipais de Meio Ambiente e de outras pastas, vereadores e comunidade em geral. Os secretários de Formosa de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Leanderson Barreto, e de Administração, Planejamento e Finanças também acompanharam a reunião.
FOTOS: Divulgação
Cheilla Gobi
mural do oeste

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *