Prefeitura de Santana decreta situação de emergência por causa das chuvas

Depois das intensas chuvas da madrugada dessa quinta-feira (8), a Prefeitura Municipal de Santana, no Oeste baiano, acionou o governo estadual através das secretarias estaduais de Infraestrutura e Planejamento e da Defesa Civil, para a decretação de Situação de Emergência no município junto ao Conselho Municipal de Defesa Civil. O documento deve ser assinado nesta sexta. Além de localidades alagadas e calçamentos e estradas vicinais destruídos, a BA-172, no trecho que liga Javi a Santana, cedeu, deixando o tráfego da rodovia interditado.

Na manhã de quinta-feira (8), em Salvador, o prefeito já se reuniu com o vice-governador do Estado e secretário de Planejamento (Seplan), João Leão, e procurou auxílio da Secretaria estadual de Infraestrutura (Seinfra) e da Defesa Civil.

Para o prefeito Marcão, a prioridade agora é ajudar as pessoas. “Estamos preocupados e mobilizados para ajudar os cidadãos, fazendo levantamento de desalojados e desenvolvendo ações sociais junto aos moradores das áreas prejudicadas, através da Secretaria de Ação Social. Paralelo a isso, a Secretaria de Obras está contabilizando o prejuízo na infraestrutura pública, entre estradas vicinais, pontes, calçamento das ruas e avenidas, e todos o patrimônio público. Estamos produzindo relatórios técnicos que comprovem a situação de emergência para buscar recursos dos governos estadual e federal. Em 50 anos, nunca vi nada parecido com o que aconteceu essa madrugada”, contou o prefeito.

O superintendente da Defesa Civil do Estado, Paulo Luz, já se comprometeu a visitar o município de Santana nesta sexta-feira (9) e auxiliar os órgãos municipais no reestabelecimento da normalidade. “Assim que soube do que aconteceu em Santana, pedi que as equipes de Salvador se mobilizassem para auxiliar a prefeitura a decretar situação de emergência. Presto minha solidariedade aos santanenses e estarei no município nesta sexta. A Defesa Civil pode auxiliar inclusive mobilizando outros órgãos do estado, se necessário “, explicou o superintendente.

Os moradores de Santana que necessitarem de assistência podem procurar a Prefeitura Municipal e o Conselho Municipal de Defesa Civil, através do telefone (77) 3484-2004 ou 3484-2148.

fala barreiras

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *