PREFEITURA DE FORMOSA OFERECE OFICINA DE JIU-JÍTSU GRATUITA PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES CARENTES

Aulas gratuitas de jiu-jítsu para 120 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade ou risco social. Este é o público da Oficina Social desenvolvida pela prefeitura de Formosa do Rio Preto, por meio da Secretaria de Assistência Social em parceria com a Secretaria de Educação.

Realizada na noite desta segunda-feira (21/08), a abertura do programa contou com a presença dos inscritos e suas famílias, autoridades locais, equipes da gestão municipal e alunos da academia do professor da Oficina de Jiu-jítsu “Do Tatame para a Vida”, Luciano Henrique.

“Estamos atuando em várias vertentes para a reestruturação das famílias do município, trabalhando com um novo perfil de gestão da assistência social que preconiza o acompanhamento integral das famílias e o desenvolvimento das políticas públicas para promover a autonomia das pessoas”, declarou a secretária de Assistência Social, Ronúbia Setúbal, enfatizando que “quando a gente cuida da criança a gente também está cuidando da sociedade”.

As aulas acontecerão de segunda à sexta-feira pela manhã e à tarde, com 60 alunos em cada turno, com ênfase na transformação de vidas, garantindo direitos e trabalhando aspectos como disciplina, postura e inter-relações, além de afastar o público atendido das situações de risco como o contato com as drogas e a violência.

De acordo com o professor Luciano, o jiu-jítsu é uma filosofia de vida. “Agradeço ao prefeito Termosires e à secretária Ronúbia pela oportunidade de levarmos esse esporte para um número maior de crianças e adolescentes e assim colaborar para o desenvolvimento social do município”, destacou.

Os participantes são presenteados com o quimono e diariamente irão receber um lanche com qualidade nutricional.

“Estamos criando um programa que fortalece os vínculos e a convivência e vai ser essencial na formação de cidadãos de bem, assegurando a garantia dos direitos das crianças e adolescentes atendidos e ampliando o potencial da cidade enquanto celeiro de grandes talentos nas diversas atividades profissionais”, salientou o prefeito Termosires Neto.

O compromisso é com a garantia dos direitos dos cidadãos, integralmente, superando o auxílio assistencialista e fomentando projetos, programas e serviços que cumpram o papel de melhoria da autoestima, empoderamento, autonomia e dignidade das pessoas em vulnerabilidade ou risco social.

As inscrições para a oficina são coordenadas pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e Secretaria de Educação.

 

Fotos: Xavier

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *