Prefeitura de Barreiras realiza primeiro Mutirão de Cirurgias de Cataratas no Hospital Municipal Eurico Dutra

O primeiro Mutirão de Cirurgias de Catarata realizado pela Prefeitura de Barreiras através da Secretaria Municipal de Saúde, dentro do Programa Saúde Humanizada com recursos próprios do município, teve início na manhã dessa sexta-feira, 07, e se estenderá até o próximo domingo, 09, no Hospital Municipal Eurico Dutra. Ao todo, 100 pacientes que estavam na fila de espera, alguns com mais de oito anos, irão realizar a cirurgia de catarata.

Antes do início das primeiras cirurgias, o secretário municipal de saúde, Anderson Vian, deu boas-vindas aos pacientes, apresentou a equipe que fará parte dos procedimentos cirúrgicos e destacou também a realização de outras cirurgias que são feitas diariamente no Hospital Eurico Dutra.

“Hoje estamos realizando o primeiro mutirão de cataratas com recursos próprios do município. Existia uma demanda reprimida de 1.500 pacientes que esperavam há muito tempo por esse momento. Desde o início da gestão do prefeito Zito Barbosa, já foram realizadas mais de 1.400 cirurgias e acreditamos que nesse fim de semana estaremos praticamente zerando a fila de espera. Esse é o resultado da saúde humanizada que tanto priorizamos no nosso município, continuaremos realizando outras cirurgias que já acontecem rotineiramente aqui no Hospital Eurico Dutra, comovesícula, varizes, hérnia, nas especialidades de otorrinolaringologia, urologia, cirurgias ortopédicas, oftalmológicas e pediátricas”, destacou.

Serão atendidos dois grupos de pacientes por dia, na manhã dessa sexta-feira 35 pacientes passaram pelo centro cirúrgico e dona Iracema Rodrigues, 60 anos, foi a primeira da fila. A moradora do bairro Arboreto I operou o olho direito e estava acompanhada de sua filha que avaliou como positivo todo o processo do atendimento.

“Essa foi uma ótima oportunidade, antes desse momento final da cirurgia realizamos todo procedimento pré-operatório através também do SUS, os exames foram encaminhados pelo próprio médico que realizou a cirurgia de catarata, esse processo de acompanhamento foi muito significante. Agradeço a atenção especial que tiveram com minha mãe, esperamos por quase um ano por esse momento, agora é preparar para a cirurgia do próximo olho”, disse Áustria Rodrigues.

Os mutirões da catarata favorecem o bem-estar e a saúde de pessoas que sofrem de uma doença silenciosa, como é o caso da catarata. Além disso, ajuda a identificar outras patologias, como glaucoma, retinopatia e oclusões arteriais. Atualmente, a catarata afeta cerca de 46 milhões de pessoas e, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), é a maior causa de cegueira irreversível do mundo. A doença pode ser congênita ou adquirida e o único tratamento efetivo é a intervenção cirúrgica.  “O processo pode demorar anos e em alguns pacientes levam apenas meses, depende muito de cada paciente, geralmente acontece nos dois olhos”, destacou médico oftalmologista, Samuel Reis.

A chefe de gabinete, Marileide Carvalho, o secretário municipal de infraestrutura João Sá Teles, secretário de segurança, cidadã e trânsito, Luiz Vidal, coordenadora de cirurgias eletivas, Ana Paula Miranda, assessora especial da Secretaria de Saúde, Maria Messias Furtado e a diretora administrativa do Hospital Municipal Eurico Dutra, Helena Luísa, e vereadores deram as boas-vindas aos pacientes nesse primeiro dia do mutirão.

“É com muita satisfação que recebemos todos esses pacientes nesse mutirão de catarata, sabemos da espera de muitos deles por esse momento. Pensando nisso, a secretaria de saúde elaborou um projeto que prontamente foi aceito pelo Prefeito Zito Barbosa, que não tem medido esforços para proporcionar à população de Barreiras uma saúde cada vez melhor. Esse mutirão irá devolver às pessoas plenas condições de realizar suas atividades diárias, o que nos deixa imensamente felizes”, destacou Ana Paula.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *