Outubro Rosa: Ações de combate e prevenção ao Câncer de Mama e o do Colo do Útero foram intensificadas nas Unidades de Saúde da Família, em Barreiras

Em apoio e promoção de atividades alusivas ao “Outubro Rosa”, que tem o objetivo de despertar nas mulheres a importância de cuidar da saúde, em especial sobre a questão do câncer de mama e do colo do útero, a Prefeitura de Barreiras por meio da Secretaria de Saúde, dentro do Programa Saúde Humanizada, realizou uma programação especial durante todo o mês nas Unidades de Saúde da Família.

Todo ambiente das 46 Unidades receberam uma decoração lúdica relacionada à temática proporcionando melhor acolhimento à população. Durante o mês, foram realizadas atividades educativas, levando informações sobre a importância do autoexame da mama, importância da realização da mamografia e do Papanicolau/preventivo periodicamente. Demonstrações da forma como se faz o autoexame da mama e atividades de Yoga, alongamentos, aulão de zumba, oferta de testes rápidos de Sífilis, Hepatites B e C, HIV, também fizeram parte da programação nas unidades.

Para o secretário de Saúde, Melchisedec Neves, atenta a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e colo do Útero a Secretaria intensificou o apoio a atividades como essas. “Durante todo ano temos atividades voltadas à saúde da mulher, porém elas se intensificam durante o mês de outubro. É preciso que as mulheres deem mais atenção ao corpo e tomem os cuidados necessários para identificar qualquer sinal que possa estar ligado ao câncer. O momento é orientar quanto à prevenção do câncer de mama, de modo que o diagnóstico seja feito de forma precoce, aumentando as chances de uma boa recuperação”, salientou o secretário de saúde.

Dircom/PMB 29.10.2021

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.