Maior taxa de desemprego no primeiro trimestre do país está na Bahia

O estado da Bahia teve a maior taxa de desemprego no primeiro trimestre de 2020. Os dados, divulgados nesta sexta-feira (15) pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontou que o percentual de desemprego na Bahia ficou em 18,7%, quatro centésimos acima do ano anterior.

A taxa de desocupação mede a proporção de pessoas de 14 anos ou mais de idade e estão desocupadas (não trabalham e estão procurando trabalho) em relação ao total de pessoas que estão na força de trabalho, seja trabalhando (pessoas ocupadas) ou procurando (desocupadas).

O desemprego teve aumento significativo em 12 dos 17 estados do Brasil, considerando a passagem do último trimestre de 2019 para o primeiro trimestre desde ano. Em todo o Brasil, a taxa ficou em em 12,2%, frente a 11% no quarto trimestre de 2019. No primeiro trimestre do ano passado, o percentual ficou em 12,7%.

No primeiro trimestre, as maiores taxas foram observadas na Bahia (18,7%), Amapá (17,2%), Alagoas (16,5%) e Roraima (16,5%). Os menores resultados ocorreram em Santa Catarina (5,7%), Mato Grosso do Sul (7,6%) e Paraná (7,9%)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *