Governo entregou mais de 1600 itens de equipamentos de combate a incêndios para brigadistas do Oeste

A Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) entregaram, neste domingo (29), na Unidade Regional do Inema de Barreiras, 141 kits de equipamentos de proteção individual e equipamentos de combate a incêndios florestais, totalizando 1615 itens. O material foi destinado a nove brigadas dos municípios de Barreiras, Luis Eduardo Magalhães, Angical, Formosa do Rio Preto, São Desidério, Mansidão e Baianópolis. O secretário Geraldo Reis realizou a entrega em encontro de articulação do Programa Bahia Sem Fogo, com a presença de brigadistas, Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), secretários municipais, prefeitos, produtores rurais, ambientalistas e representantes de comunidades tradicionais e de Comitês de Bacias.

“Esse é mais um esforço para transformar o Programa Bahia Sem Fogo em uma política permanente e cada vez mais robusta. Dinamizamos a contratação e liberação de aeronaves, sendo que duas estão atuando aqui no Oeste, também investimos em ações educativas de prevenção, e realizamos agora essa entrega. Esperamos que seja um suporte para o trabalho dos brigadistas e que represente nosso reconhecimento. Nosso objetivo é somar forças, criar um clima sinérgico para atuarmos em conjunto”, disse o secretário Geraldo Reis.

O gestor reforçou a necessidade de fortalecer ações permanentes de convívio com o potencial que várias regiões da Bahia têm de ocorrência de incêndios florestais. Sinalizou também que foram investidos R$ 1,6 milhão em equipamentos para as brigadas voluntárias do estado, sendo que os municípios do Oeste e da Chapada já foram contemplados.
Os kits doados pela Sema/Inema são compostos por fardamentos individuais (gorros, máscaras, capacetes, botas, cantis, mochilas, óculos, luvas de bombeiros, isolantes térmicos, balaclavas e luvas vaquetas), além de ferramentas para combate e prevenção das chamas, como facões, foices, abafadores, pás, rastelos, enxadas, lanternas e bombas costais.

Participaram do encontro, o prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Oziel Oliveira, o vice-presidente da Associação Brasileira de Produtores de Algodão, Julio Busato, o Major Lusquinhas, Comandante do 17 Grupamento do CBMBA, o superintendente de Estudos e Pesquisas Ambientais da Sema, Luiz Ferraro, a chefe de Gabinete da Sema, Iara Icó, o coordenador da UR do Inema de Barreiras, Saul Reis, entre outras autoridades e representações.

Os brigadistas presentes reforçaram a importância da educação ambiental para a prevenção. “Trabalho há sete anos com isso, e vejo que nossa arma maior é a conscientização. Sabemos que todo ano tem incêndios, algumas vezes provocado, mas também ocorre do próprio do bioma. Então, na nossa cidade fizemos um viveiro, para fazer o reflorestamento, e temos cercado as nascentes, para dar maior proteção”, contou, Celso Arlan, chefe da brigada de São Desidério.

Para Maria Jacinta Cunha, responsável pela brigada voluntária de Formosa do Rio Preto, “os equipamentos dão maior condição de trabalho aos brigadistas e são um incentivo inicial para este trabalho que tem muitos desafios”.

Ascom Sema

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *