Governo autoriza 11 novos cursos de medicina; Nordeste será contemplado em próxima rodada

O Governo Federal autorizou nesta terça-feira (1º) a abertura de 11 novos cursos de medicina no país. Serão ofertadas 710 novas vagas, de um total de 2.305 a serem abertas em todo o Brasil até a conclusão das 36 autorizações previstas em edital. “Este gesto, agora da educação e da saúde, faz aquilo que é o mote do nosso governo: recolocar o Brasil nos trilhos. Para que, com os trilhos aprumados, quem chegar em 2019 possa conduzir a locomotiva sem nenhum acidente nessa ferrovia”, afirmou o presidente Michel Temer durante cerimônia no Palácio do Planalto.

Para o ministro da Saúde, Ricardo Barros, a ampliação do ensino superior é muito importante, já que apenas 17% dos jovens brasileiros de até 24 anos estão inseridos nesse contexto. “Na medicina, mais ainda, por há de fato uma carência de profissionais médicos a serem alocados em todas as 40 mil unidades básicas do país e no sistema de saúde pública como um todo”, ressaltou. Os cursos devem iniciar as atividades ainda este ano, em municípios do Sul e Sudeste do país.

As regiões Norte e Nordeste serão contempladas na próxima rodada de autorizações. “Os novos cursos serão monitorados pelos próximos três anos. Serão realizadas visitas anuais para aferir a qualidade e a entrega dos compromissos firmados com o MEC para formação discente e a capacidade de cada instituição”, pontuou o ministro da Educação, Mendonça Filho. A expansão da graduação em medicina faz parte dos esforços em melhorar e ampliar o atendimento médico no país. Além da graduação, também a residência médica vem recebendo reforços, e passou de 15.919 vagas em 2013, para 22.514 em 2017.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *