FORMOSA DO RIO PRETO: MAIS DE 200 PESSOAS PARTICIPAM DO MUTIRÃO DE LIMPEZA NAS MARGENS DO RIO PRETO
O Dia Mundial do Meio Ambiente foi dedicado a uma atividade de conscientização em Formosa do Rio Preto. A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos em parceria com as escolas estaduais e as secretarias de Educação e de Infraestrutura, Serviços Públicos e Saneamento, realizou o primeiro mutirão de limpeza das margens do Rio Preto promovido pela atual gestão.
Estudantes das escolas municipais Joaquim Alexandre da Silva Filho e Coração de Jesus e das escolas estaduais Isabel Araújo e Nossa Senhora Aparecida, do Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) e comunidade em geral participaram da ação na manhã desta segunda-feira (5/6). O mutirão reuniu mais de 200 pessoas para retirar o lixo nas margens do rio. Também foram colocadas na orla placas com mensagens de conscientização pela preservação do meio ambiente, lixeiras ecológicas produzidas com pneus e feito o plantio de mudas de árvores doadas.
“Neste primeiro momento nós fizemos a limpeza das margens do Rio Preto, mas iremos realizar uma ação mais intensa dentro dele. A política de atuação da Secretaria de Meio Ambiente está voltada para um projeto educativo, com a participação das escolas”, explicou o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Leanderson Barreto.
O Dia Mundial do Meio Ambiente foi criado em 1972 pela Organização das Nações Unidas (ONU), durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo – Suécia. É uma data que objetiva chamar a atenção para as causas ambientais e a necessidade da preservação dos recursos naturais.
Organização da secretaria e educação ambiental
Desde janeiro, quando iniciou a gestão do prefeito Termosires Neto, a equipe da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos está empenhada em estruturar o seu funcionamento. Foi necessária a criação de normas técnicas para padronização dos procedimentos, renovação do mandato dos membros do Comdema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente) e regularização do Fundo Municipal de Meio Ambiente. As medidas fazem parte da organização da pasta para que esteja de acordo com a legislação e possa funcionar adequadamente.
Implantou-se também um programa permanente de educação ambiental. Como parte deste projeto, promoveu-se em março a “1ª Caminhada pelo Dia Mundial da Água” e nesta segunda (5/6) o “1º Mutirão de Limpeza das Margens do Rio Preto”, sempre em parceria com as escolas. “Estamos sistematizando as ações, envolvendo a comunidade e mostrando que a educação ambiental deve ser contínua e integrada”, destaca Leanderson.
Formosa também passou a ter um Portal Ambiental Municipal (PAM), uma ferramenta de gestão ambiental que vai auxiliar no monitoramento do território do município.
Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Formosa do Rio Preto