Fazenda Escola Modelo de Barra usará expertise da Univasf e Embrapa em projetos de fruticultura

A expertise em pesquisa experimental da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) ajudarão a Fazenda Escola Modelo, no município de Barra, a desenvolver projetos de fruticultura. As instituições vão firmar termo de cooperação técnica para a transferência de conhecimento.

As tratativas iniciais ocorreram na sexta-feira (7), durante visita da comitiva do Governo do Estado ao Centro de Ciências Agrárias da Univasf e à Embrapa, ambos em Petrolina.  A comitiva, composta pelas pastas do Desenvolvimento Econômico (SDE), da Agricultura (Seagri), do Desenvolvimento Rural (SDR) e por membros do Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb) e da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), esteve na Fazenda escola na última quarta-feira (5).

A instituição de ensino vai desenvolver técnicas agrícolas dentro do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Águas.  De acordo com o vice-governador João Leão, titular da SDE e chefe da delegação, o objetivo da escola é ser um referencial na formação agrotécnica e agroindustrial. “Acredito que o desenvolvimento de uma região precisa começar pela formação. Oferecer educação é essencial.

Buscar essas parcerias são passos importantes para que a Fazenda Escola se torne uma referência na região. Além de apresentar o potencial do Vale do São Francisco aos empresários, queremos oferecer mão de obra qualificada e oportunidades ao povo da região”, afirma.  “Os pesquisadores da Univasf com as suas expertises podem contribuir enormemente para o futuro desses jovens da região da Barra, bem como contribuir para o desenvolvimento de pesquisa e da extensão”, defende Paulo Fagundes, reitor da Univasf.

  A Embrapa é uma empresa de pesquisa, desenvolvimento e inovação, que trabalha com cadeias produtivas em projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação, gerando benefícios econômicos, sociais e ambientais para toda a sociedade brasileira. A Univasf é a primeira Universidade Federal a ter sua sede implantada no interior do Nordeste, com a missão de levar o ensino público superior de qualidade ao Semiárido. 


Fonte: Ascom/Secretaria de Desenvolvimento Econômica (SDE)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *