Famílias residentes no entorno do aterro sanitário recebem ações de saúde, em Barreiras

O domingo (6) foi de muito trabalho para as equipes da Unidade Móvel de Saúde de Barreiras, a partir das 7h, 16 profissionais da Unidade e de outros setores da Secretaria de Saúde estavam a postos, servindo café da manhã para famílias que vivem no entorno do aterro sanitário. Depois, foi hora de colocar a saúde em dia, com atualização do cartão de vacina, consultas médicas, atendimentos odontológicos, realização de testes rápidos, aferição de pressão arterial e encaminhamentos para acompanhamentos futuros.

Segundo a coordenação da Unidade de Saúde, cerca de 85 pessoas, entre crianças, adultos e idosos foram atendidas durante o evento que se estendeu até as 15h30min, oportunizando mais saúde e bem estar. “Muitas dessas pessoas não têm condições de pagar o transporte para ir até um posto de saúde e o que ocorre é que os problemas, quando existem, vão sendo adiados, então, buscamos, como essa ação, nos aproximar dessas famílias, humanizando os atendimentos”, destaca a coordenadora Andréia Rocha.

A ação foi desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Projeto Saúde Humanizada. Entre os atendimentos foram identificados casos de hipertensão e de pessoas com predisposição ao diabetes, que precisam ser acompanhados sistematicamente e fazer o uso de medicamentos. Para dar sequência nos tratamentos a programação vai ter continuidade, uma vez a cada mês. Além disso, já nesta quarta-feira (9), equipes da Secretaria da Saúde estarão no local, realizando coletas para exames laboratoriais.

“Estas famílias receberão todo o apoio, iniciado nesta ação. Nossa meta é descentralizar os serviços e atendimentos oferecidos nos postos de saúde, levando saúde de qualidade e humanizada, a todas as pessoas do Município, quando elas não puderem se deslocar até um posto, por exemplo. Nestes casos, nossas equipes da Unidade Móvel estarão prontas para agir e bem cuidar”, destaca o secretário Anderson Vian.

Dircom/PMB – 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *