Como a carga de incêndio interfere na escolha dos extintores na classificação da edificação

Carga de incêndio é a soma das energias caloríficas possíveis de serem liberadas pela combustão completa de todos os materiais combustíveis contidos em um espaço. O desenvolvimento e a duração de um incêndio são diretamente influenciados pela quantidade de materiais combustíveis e seu poder de queima.
 
De acordo com a Engenheira de Segurança e diretora da AGNI Engenharia e Projetos, Patrícia Suede, “a carga de incêndio existente, determina a classificação de risco da edificação, podendo ser baixa, média ou alta”.
 
O risco de incêndio é fator determinante dos níveis de exigência das medidas de segurança contra incêndio. Quanto maior o risco, maiores as exigências. E a carga de incêndio interfere de forma direta na escolha e dimensionamento dos equipamentos de combate a incêndio, como é o caso dos extintores que sua escolha é feita com base no grau de risco, para eles quanto maior o risco menor a distância entre eles, que devem ser distribuídos de tal forma que o operador não percorra distância maior do que as mencionadas abaixo, obedecendo aos seguintes critérios: 
 
·  Risco baixo – 25 metros 
·  Risco médio – 20 metros 
·  Risco alto – 15 metros 
 
A engenheira Patrícia informa que, “Para a elaboração do Projeto Técnico de Prevenção e Combate a Incêndio (PPCI), é preciso primeiro, determinar a carga de incêndio da edificação. Outro passo importante é a escolha adequada dos equipamentos e medidas de segurança contra incêndio e pânico que farão parte do seu PPCI, esses são exigidos em função de parâmetros como: tipo de ocupação; altura ou número de pavimentos; área construída; capacidade de lotação; risco de incêndio (carga de incêndio); e riscos especiais”.
 
SOBRE A AGNI
 
A AGNI ENGENHARIA é uma empresa com foco na área de Prevenção e Combate a Incêndio. Seu nome surgiu em referência a esse fenômeno tão poderoso que é o fogo. A palavra tem origem no Sânscrito.  Criada em 2018, a AGNI é formada por profissionais que já trabalham na área há 15 anos. Temos também Engenheiros Agrimensores e Engenheiros Eletricistas, o que nos permite atuação em outras áreas como: Consultoria na área de Engenharia de Segurança, Consultoria na área de Agrimensura, Treinamentos NR 10, NR35, NR 30, Levantamentos Planimétricos, Levantamento Altimétricos, Levantamentos Planialtimétricos, Georreferenciamento e Geoprocessamento e Projeto de Loteamento.
 
 
Oliveira Comunicação
Assessoria de Imprensa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *