Censo Agropecuário 2017 inicia em outubro

Nesta segunda-feira (03.04) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que o Censo Agropecuário de 2017 iniciará no dia 01 de outubro. Durante cinco meses, os recenseadores vão visitar 5,3 milhões de estabelecimentos agropecuários em todo o Brasil, levantando informações sobre produção, características dos trabalhadores do setor, o emprego de irrigação, o uso de agrotóxicos, entre outros temas.  O orçamento total do censo será R$ 770 milhões em 2017 e 2018. Para este ano, os recursos serão de aproximadamente R$ 500 milhões.

 Segundo o IBGE, a redução do orçamento para o Censo Agropecuário tornou necessária a simplificação do questionário inicialmente elaborado com a diminuição do tempo médio de entrevista de 90 para 40 minutos. O objetivo foi dar agilidade à coleta de dados, permitindo que, em média, três estabelecimentos agropecuários sejam visitados pelos recenseadores por dia. O papel da agricultura familiar na produção agropecuária também será pesquisado. Os resultados do Censo deverão ser divulgados em 2018.
  O orçamento do Censo Agropecuário de 2017 sofreu um corte de mais de 50%. O corpo técnico do IBGE foi compelido a fazer adaptações como, por exemplo, a redução do número de contratados temporários para essa operação: inicialmente previsto para 82 mil pessoas, esse contingente foi reduzido para 26 mil. Já a coleta do Censo Agropecuário, prevista para cerca de 90 dias, foi ampliada para cinco meses.

As inscrições para dos dois processos temporários que atuarão no censo iniciarão em abril, serão abertas 26.010 vagas, sendo que 171 para profissionais de nível superior, já as restantes para o nível médio.  Edital poderá ser publicado ainda este mês.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *