Campanha nacional de vacinação contra a gripe começa nesta segunda

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe começa nessa segunda-feira (23) e termina 1º de junho, tendo o dia 12 de maio como o Dia D de mobilização nacional. Essa é a 20ª campanha nacional contra a Influenza e tem como meta vacinar 90% do público alvo, formado por 3,6 milhões de pessoas.

Fazem parte do grupo prioritário da vacina idosos a partir de 60 anos, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, trabalhadores da saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Pessoas com doenças crônicas e outras condições clínicas especiais também devem se imunizar. Neste caso, é preciso apresentar uma prescrição médica no ato da vacinação. Pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS) devem procurar os postos de saúde em que estão registrados para receber a vacina, sem a necessidade de prescrição médica.

A campanha tem por objetivo reduzir as complicações, internações e a mortalidade decorrentes das infecções trazidas pelo vírus da influenza. No ano passado, dos 27 estados, apenas dez alcançaram a meta pactuada de vacinar 90% da população alvo.

Na Bahia, foram vacinadas 2,6 milhões de pessoas, o que representou 84,60% da cobertura vacinal, considerando a estimativa populacional de 3 milhões de pessoas. Dos 417 municípios, apenas 172 alcançaram a meta de vacinar 90%.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *