BURITIRAMA INVESTE NA PREVENÇÃO E ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL
Aconteceu na quarta feira (20), em Salvador, no auditório do Ministério Público, o primeiro Encontro Baiano de Adolescentes pela Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (EBAPETI). Os adolescentes Guilherme Silva dos Santos, Andrielle Silva Santiago e o Orientador Social Fagner Nascimento, representaram Buritirama.
O palestrante responsável pelo encontro foi Antonio de Oliveira Lima, Procurador do Ministério Público do Trabalho no Ceará e Mobilizador Nacional dos Comitês de Adolescentes, que tratou dos prejuízos para a saúde, para crianças expostas ao trabalho infantil, para o futuro dessas crianças e adolescentes e as sequelas deixadas pela exposição, prejuízos educacionais, sociais e humanos.
Foi muito importante para Buritirama, a participação nesse evento, pois serviu para o município nortear sobre o perigo do trabalho infantil e realizar a sua prevenção ou erradicação. “Temos que acabar com esse bordão ‘é melhor estar trabalhando do que roubando’. Isso não quer dizer que porque uma criança é de família humilde, que a única opção dela é se matar de trabalhar ou roubar”, relata o Educador Social e mobilizador dos jovens na Edição do Selo Unicef 2017-2020, Fagner Francisco.
Além de Buritirama, o encontro contou com a presença de adolescentes e profissionais de outros municípios como Salvador, Morro do Chapéu, Casa Nova, dentre outros.
No final do encontro, os adolescentes de Buritirama aceitaram fazer parte do Comitê Estadual de Adolescentes Pela Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil na Bahia (CEAPETIBA).
É o Governo Nossa Terra, Nossa Gente, investindo no futuro das crianças e adolescentes do município.
Osmar Ribeiro | Ascom/Prefeitura Municipal de Buritirama