Barreiras: Além da CAF, Unidades Credenciadas também atendem pelo Programa Farmácia Popular do Brasil

É possível adquirir medicamentos como Insulinas, bem como para diversos tratamentos, a exemplo da diabetes, de forma gratuita ou com desconto especiais.

 

O Programa Farmácia Popular do Brasil é uma iniciativa do Governo Federal que cumpre diretrizes da Política Nacional de Assistência Farmacêutica, com objetivo de oferecer mais uma alternativa de acesso da população aos medicamentos considerados essenciais.

Em Barreiras, além da Central de Atendimento Farmacêutico, a população conta com unidades credenciadas ao Programa, onde a população pode ser dirigir para se cadastrar. Fraldas geriátricas e remédios para o tratamento de Diabetes, Asma, Anticoncepção, Dislipidemia, Rinite, Doença de Parkinson, Osteoporose e Glaucoma, podem ser adquiridos gratuitamente e/ou com descontos especiais.

Um dos medicamentos mais procurados em Barreiras são as Insulinas Humana 100 UI/ML e a Insulina Humana Regular 100 UI/ML. “Esses medicamentos são importantíssimos para os pacientes diabéticos. Existe uma grande procura na Central de Abastecimento Farmacêutico – CAF em Barreiras e que também podem ser encontrados com facilidade, por exemplo na Drogaria Rocha, Farmácia Pague Menos e na Farma Bem. Essa é uma alternativa positiva e rápida que ajuda no auxílio dos pacientes”, frisou Clécio Ribeiro, assessor técnico da Secretaria de Municipal de Saúde.

O governo exige que os remédios do programa Farmácia Popular sejam entregues ao titular da receita ou a uma pessoa que apresente uma procuração do paciente.

 Para a retirada dos medicamentos é necessário apresentar documento oficial com foto e número do CPF ou documento de identidade que conste o número do CPF e a receita médica dentro do prazo de validade (365 dias para anticoncepcionais e 180 dias para os demais medicamentos ou fraldas geriátricas), tanto do SUS quanto particular. Menores de 18 anos devem ser acompanhados pelos pais ou responsáveis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *