Estado é o 3º com mais casos de pessoas mortas pela polícia no 1º semestre de 2020

Um levantamento feito pelo Monitor de Violência, divulgado nesta quinta-feira (3), revelou que a Bahia ocupa o terceiro lugar no ranking de estados maior número de casos de pessoas mortas pela polícia no primeiro semestre deste ano.

No total, foram 512 pessoas mortas por policiais da ativa, ficando atrás somente de Rio de Janeiro e São Paulo, que ocupam o primeiro e o segundo lugar, com 775 e 514 casos, respectivamente.

Apesar de em números brutos a Bahia ocupar o terceiro lugar na lista, o estado fica na quarta colocação com relação ao índice de mortes causadas pela polícia a cada 100 mil habitantes, com taxa de 3,4. à frente da Bahia estão Amapá (8,1), Sergipe (4,6) e Rio de Janeiro (4,5).

No 1º semestre de 2019, a Bahia teve 361 pessoas mortas por policiais da ativa. Com isso o aumento desses casos foi de 41% em 2020.

O Monitor da Violência é um levantamento feito pelo portal G1 com base nos dados oficiais de 25 estados e do Distrito Federal. Apenas Goiás se recusou a passar os dados.

Segundo o G1, para conseguir as informações, foram solicitados os casos de “confrontos com civis ou lesões não naturais com intencionalidade” envolvendo policiais na ativa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *