Prefeitura de Barreiras promove fim de semana de esportes radicais com o I Desafio de Skate e Patins

O final de semana em Barreiras foi de esporte radical. As manobras praticadas na Pista de Skate que fica no Parque Multiuso Dom Ricardo Weberberguer, fizeram parte do I Workshop de Skate e I Desafio de Skate e Patins de Barreiras, promovido pela Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer por meio da Diretoria de Esportes, dentro do Programa Brincar e Viver.

A movimentação atraiu os moradores e expectadores que curtem adrenalina, equilíbrio e performances em cima do skate e patins. No domingo (22) o prefeito Zito Barbosa compareceu para assistir a competição acompanhado da vice prefeita Karlúcia Macêdo, da secretária de educação Cátia Alencar, subsecretária Emília Moreno, secretário de segurança cidadã e trânsito, Luiz Vidal, a diretora de cultura Diva Bonfim, o diretor de esportes Fernando Machado e o vereador João Felipe que é autor da lei 1.252 de 27 de junho 2017, que “institui o Dia do Skatista e Semana Municipal do Skatista”.

A pegada dos esportes de rua, skate e patins

Na tarde de sábado (21) muitas crianças a partir de 7 anos, adolescentes e adultos participaram do workshop de skate, aprendendo e trocando experiências com o professor Henderson Aires, que já foi campeão baiano, campeão norte e nordeste de skate, ocupa o 16ª lugar no ranking nacional e é vice-presidente da FESEB (Federação de Skateboard do Estado da Bahia).

Os novos skatistas tiveram aulas teóricas e práticas, aprendendo os fundamentos do skate, equilíbrio, segurança, posicionamento dos pés, tipos de skate como longboard, street e dowhill. Nas aulas práticas, eles receberam acompanhamento para subir no skate e já iniciar os primeiros passos, todos munidos dos equipamentos de segurança como capacete, cotovelada e munhequeira.

 

“Ensinamos e aprendemos muito nesse sábado, foi emocionante conferir de perto a vontade de aprender, interatividade e esportismo sendo fortalecido em Barreiras. Como eu já disse, temos muitos talentos em Barreiras e outros despontando, a exemplo de crianças com 4 ou 5 anos, que já sabem subir no skate e dar as primeiras passadas. Iniciamos nosso trabalho, e em breve teremos muitos profissionais saindo dessa pista”, afirmou o professor Henderson.

O diretor de esportes Fernando Machado destacou o comprometimento da Gestão Municipal e da Diretoria de Esportes em promover o esporte de forma universal. “Nosso comprometimento é com todas as modalidades esportivas e sempre que possível iremos inovar. Durante o Parque Esportivo no ano passado trouxemos o Parkour, esse ano já realizamos eventos de Waterline e Slackline e estamos incentivando o skate e patins, como forma de incluir todos os públicos e modalidades esportivas na promoção da saúde, boa convivência e cidadania”, disse Machado.

Domingo de competição, apresentação de BMX e dança de rua

A grande expectativa e movimentação no Parque Dom Ricardo no domingo, marcou o Desafio de Skate e Patins. O aquecimento foi aberto às 15h para os skatistas e patinadores, com a participação de 26 competidores de Barreiras e Luís Eduardo Magalhães, que disputaram as categorias de skate mirim, iniciante e amador, e 08 patinadoras que competiram na modalidade de patinação aberta e open.

Pais, moradores e jovens acompanharam o desempenho dos skatistas, que não economizaram nas manobras ollie 180 graus, varial, giros no ar, 900º, kickturn e muitos saltos na pista. O Patins In Line, o grupo de Bike BMX Freestyle e o street dance que foi apresentado pelo dancer Lukn Ninja do projeto Skate em Ação, também chamaram atenção para os esportes de rua.

Na tarde de lazer muitos pequenos, inclusive meninas, embora não tenham competido no Desafio de Skate e Patins, brincaram na pista de skate e ganharam medalhas de incentivo, a exemplo de Miguel, que demonstrou desenvoltura em cima do skate.

Na lista de campeões, destaque para o barreirense Daniel Pereira na categoria amador, skatista experiente, já disputou campeonatos na Bahia e outros estados. Na categoria iniciante, mais um barreirense levou o melhor, o skatista Alexandre Paiva e na categoria mirim, Paulo José Mariani de Luís Eduardo Magalhães ficou com o primeiro lugar. “Não podemos deixar de agradecer o apoio e principalmente a valorização do esporte de rua. O skate promove melhor equilíbrio emocional e ajuda no desenvolvimento escolar, então, parabéns para nossa cidade que agora conta com essa pista de skate com padrão profissional, ou seja, um incentivo para que os jovens tenham espaço para praticar ciclismo, patinação, skate e outros esportes radicais”, disse o ganhador Daniel.

O prefeito Zito Barbosa que recebeu os cumprimentos do professor Henderson Aires por acompanhar toda a programação e apresentações, fez questão de parabenizar a diretoria de esportes, os participantes e falou de seu comprometimento em apoiar também os esportes de rua.

“Seguiremos dando total apoio ao esporte em nosso município, não só os mais populares como futebol, futsal, vôlei e basquete, mas também os esportes de rua e os esportes radicais. A pista de Skate no Parque Multiuso Dom Ricardo está aberta para os jovens treinarem e promoverem eventos esportivos. É um espaço público, que receberá competições e também reunirá todas as famílias que vierem com seus filhos para a prática de esportes. Nossa expectativa é continuar valorizando o esporte, cultura e lazer dos barreirenses, levando quadras poliesportivas para as escolas e bairros, implantando sinalização de ciclofaixas e promovendo campeonatos e competições para incentivar a prática esportiva”, finalizou o prefeito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *